A Câmara dos deputados aprovou hoje (10/07) em primeiro turno o texto base da reforma da Previdência com o resultado de 379 votos a favor e 131 votos contra.
O projeto ainda pode ser modificado porque os parlamentares votarão os destaques, que são pedidos feitos por deputados para votar separadamente uma emenda ou parte do texto.
O deputado Macaense Christino Aureo(PP) e o deputado e ex Delegado da Polícia Federal de Macaé, Felício Laterça(PSL), votaram a favor da reforma da Previdência.
O segundo turno pode ocorrer até o final desta semana, segundo o Presidente da Câmara,Rodrigo Mais(DEM). O Congresso entra em recesso em 18 de Julho.
Após ser aprovado na Câmara, o texto vai para o senado,Lá passará pela comissão da Constituição de Justiça. Não há comissão especial para analisar o projeto. Na sequencia ,vai para o plenário do Senado, Onde também precisam ser aprovados em dois turnos em cada ou 3/5 dos senadores.
Se o Senado aprovar o texto sem alterações ,a PEC é publicada oficialmente.Se o texto for alterado pelo Senado, precisa voltar para a Câmara para ser votado novamente.
O Presidente Jair Bolsonaro (PSL) comemorou a aprovação em primeiro turno da reforma da Previdência pelo Twitter.
“Cumprimento a Câmara dos Deputados, na pessoa do seu Presidente @RodrigoMaia, pela aprovação, em 1° turno (379×131), da PEC da Nova Previdência. O Brasil está cada vez mais próximo de entrar no caminho do emprego e da prosperidade.” (Jair Bolsonaro via Twitter)